A tecnologia vem transformando cada vez mais a forma como os varejistas procuram atender às necessidades e desejos dos clientes. As pessoas esperam por mais conveniência, relações mais personalizadas e com menos burocracia. A crescente diversidade nos estilos de vida, interesses, preferências, valores e comportamento dos múltiplos segmentos da sociedade vêm estimulando uma gama crescente de diferentes posicionamentos de mercado e dos variados formatos de supermercado. Na última semana com o tema “Super Hack – Hakeando o Supermercado”, a APAS Show 2019 buscou debater a tecnologia no segmento supermercadista. O evento, que aconteceu em São Paulo, somou mais de 100 mil visitações em quatro dias.

“Procuramos encontrar as maneiras pelas quais podemos implantar a tecnologia nos supermercados, para que o momento de compra ocorra com mais informação, de modo mais rápido e prazeroso. A melhoria tecnológica vai chegar ao consumidor, que é o ponto final de todo o processo”, ressalta Erlon Ortega, vice-presidente da APAS e diretor da APAS Show 2019.

Uma das atrações do evento foi o painel com o tema “Supermercado 4.0 – Reinventando o negócio”, que teve o objetivo de mostrar como liderar as equipes para reinventar o supermercado, integrando propósito, pessoas, processos e tecnologia. O painel contou a participação de alguns cases que estão tendo êxito no mercado de varejo online. E uma dessas empresas que vem se destacando é a Shopper. O serviço funciona como uma assinatura online: o cliente faz a lista pela internet e recebe, todos os meses, os produtos em casa. O frete não é cobrado para compras acima de R$ 250.  A empresa garante que os produtos podem ficar até 30% mais barata.

Os pedidos para os fornecedores são feitos de acordo com a demanda do site. Assim, os a companhia não tem o custo de manter o estoque e, além disso, não perde produtos. Como a compra é recorrente, ou seja, repetida todo mês com pequenas alterações, os sócios da Shopper conseguem negociar melhor com os fornecedores.

Fabio Blanco, CEO e cofundador da Shopper, revelou uma estratégia simples que a empresa vem utilizando para manter o crescimento anual desde 2015 “Contato sempre próximo com cliente e entregar o que se propõe no dia certo são os nossos diferenciais. Seguindo essa linha, a empresa vai criando uma boa reputação pelo famoso termo ‘boca a boca’. Entregar o que foi pedido de acordo com o que o cliente solicitou é um fator básico, mas que pouco se vê aqui no Brasil”, explica ele.

Mercado autônomo

A Zaitt é uma loja que dispensa a presença de qualquer funcionário no atendimento ou mesmo em seu interior. Trata-se do primeiro mercado autônomo da América Latina. O sistema é simples: o cliente baixa o app da Zaitt em seu smartphone, e nele acessa uma chave de segurança que abre a loja por meio de um leitor em sua porta. Lá dentro, produtos variados como bebidas, comidas, legumes, carnes e muito mais podem ser selecionados pelo cliente sem qualquer mediação humana. Após escolher o produto, basta aproximar o celular do código e registrar sua compra. Ao fim, mais um registro confirma o controle da cobrança pelo sistema do aplicativo.

Atualmente, a empresa conta com duas unidades pelo Brasil: Uma em São Paulo, na região do Itaim Bibi, e a outra Vitória (ES), na Praia do Canto.

Rodrigo Miranda, Fundador da Zaitt, acredita que o caminho para quem deseja ingressar ao mundo dos negócios online seja pesquisar demasiadamente as soluções tecnológicas e analisar a melhor para seu tipo de projeto, antes de tomar qualquer decisão.

“O caminho é analisar primeiro as tecnologias disponíveis no mercado para depois ofertar os melhores serviços para o consumidor. Além disso, ter diversas formas de atender a necessidade do consumidor e oferecer uma experiência na loja online cada vez melhor são fundamentais para o sucesso hoje em dia”, conta Miranda durante o painel.

Piso que gera energia

A Luminae, empresa de iluminação, foi um dos principais destaques entre os quase 900 expositores que marcaram presença na APAS Show. A maior atração no stand da companhia  foi o piso que gera energia.

Quando as pessoas passam sobre o local, o contato dos pés com o solo gera eletricidade. O equipamento, utilizado ainda em poucos países, como Estados Unidos, foi apresentado no Brasil pela primeira vez e atraiu a curiosidade no evento.

Outra atração do stand da empresa de iluminação na Apas 2019 foi a sala de realidade virtual do supermercado do futuro. Entre as inovações revelados aos visitantes, estavam o wi-fi que pode mapear o movimento de consumidores na loja, além de todas a novas tendências de iluminação, gestão, localização, monitoramento e outras novidades tecnológicas.

Segundo o diretor presidente da Luminae, André Ferreira, a APAS vai alavancar negócios e acelerar o crescimento da empresa, que projeta crescer 50% este ano e atingir um faturamento anual de R$ 190 milhões.

Fale com um especialista