A Luminae, empresa especializada em eficiência energética, fechou parceria com a rede de supermercados Pague Menos para colocar módulos fotovoltaicos que utilizam radiação solar para abastecer carros elétricos. O equipamento foi instalado no estacionamento de uma das lojas da rede em Campinas, no interior de São Paulo. A rede varejista colocou a inovação como um de seus atrativos para atrair fluxo à loja.

O mercado de energia solar representa, ainda 1,27% da matriz elétrica do País, mas tem um potencial de crescimento de 44% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Aboslar). O mercado de carros elétricos vive a mesma realidade, ainda incipiente, mas promissor, com cada vez mais montadoras produzindo suas opções sustentáveis. A startup brasileira Liggo também está desenvolvendo o que pode ser o primeiro carro elétrico brasileiro.

Eficiência e sustentabilidade

Por meio da instalação de nove módulos fotovoltaicos de 330 Wp; um inversor de 3,3 kW e um carregador de veículo elétrico de 4,6 kW, o sistema criado pela Luminae é capaz de gerar anualmente 4.486 kWh que poderão abastecer veículos movidos à eletricidade. “É possível carregar mais de 40% da bateria de um carro que ficar cerca de três horas estacionado no Pague Menos de Campinas. Em um ano a iniciativa promoverá uma economia de 2.377,55 kg de CO2 e a preservação de 62 árvores.”, explica André Ferreira, fundador e presidente da Luminae, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

A empresa, que nasceu em 2008 com a missão de melhorar a eficiência energética de novas soluções, emplacou cinco projetos no segmento de energia solar desde 2018. A empresa atua na estruturação dos projetos de captação e uso de energia solar, mas trabalha com material importado para compor as placas. “Enxergamos uma grande demanda nesse mercado com perspectiva de gerar R$ 30 milhões em vendas em 2019”, afirma o presidente.

 

Fonte: https://clipping.cservice.com.br/cliente/viewmateria.htm?materiaId=43332838&canalId=431019&clienteId=RbymKjSwaRg=

Fale com um especialista