André Ferreira – CEO e fundador do Grupo Luminae Energia 

Formado em Engenharia Elétrica de Automação e Controle pela Poli/USP, sempre foi apaixonado por empreendedorismo e conhecimento e aos 19 anos montou um cursinho pré-vestibular, mantendo a função de professor de física e matemática por 15 anos. Aos 24 anos, em 2008, fundou a Luminae com o intuito de desenvolver sistemas de iluminação de alta eficiência energética. Ao longo dos últimos 12 anos, a Luminae cresceu de forma exponencial e se tornou a maior empresa de iluminação profissional do Brasil, desenvolvendo diversos diferenciais técnicos e um modelo de negócios inovador, proporcionando a conquista de uma robusta carteira de clientes de grande porte e a execução de mais de 4000 projetos em todo o país, contribuindo de forma significativa para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável de nosso pais ao gerar mais de 1.5 bilhões de KWh de economia de energia. Em 2017 associou-se ao fundo de investimentos norte americano GEF para uma nova onda de crescimento e transformação. Em 2019 a empresa passa a se chamar Grupo Luminae Energia, ampliando a sua área de atuação com três unidades de negócio: Iluminação Eficiente, Gestão Energética e Energia Solar Fotovoltaica.

2008

Onde tudo começou… No Tatuapé no sobrado do avô do nosso fundador Andre Ferreira um laboratório de testes e desenvolvimento do espelho refletor.

 

2008

2009

Conquista do nosso primeiro cliente que com nossa luminária diferenciada alcança uma economia de 60% de energia em sua loja.

Contratação dos primeiros funcionários, montagem da fábrica própria no bairro da Casa Verde.

2009

2010

Primeiro projeto de grande porte – Planta Industrial – NE

Primeira participação da Luminae na Apas Show

2010

2011

Luminae passa a atender as grandes contas do Ranking da Abras, e fecha contrato com uma das top 5 maiores redes de varejo alimentar fazendo o atendimento nacional.

2011

2012

Em seu processo de verticalização, Luminae inaugura fabrica própria (metalúrgica) para produzir 100% suas luminárias. A empresa também faz uma grande reforma em sua sede:

2012

2013

Luminae é destaque na mídia em diversos veículos importantes.

2013

2014

Logo Nichia

Luminae fecha parceria com a empresa Nichia inventora do Led, importa linha automatizada do Japão e passa produzir lâmpadas e luminárias Led no Brasil. Além de possuir a certificação da produção pela Nichia a parceria inclui exclusividade na comercialização em toda América Latina do Led mais eficiente do mundo.


O Grupo Luminae Energia desenvolveu e fabricou todas as luminárias para a iluminação interna para a Arena Corinthians e criou modelos exclusivos para atender as necessidades do projeto. No total, foram mais de 10 mil luminárias instaladas na Arena.

2014

2015

Fortalecimento da tecnologia Led em grandes projetos e ampliação da sede da empresa com inclusão de novo galpão.

2015

2016

Forte Expansão nacional atendimento com equipe própria em todo Brasil
2016

2017

Dobrando de tamanho ano a ano e oferencendo soluções com impacto positivo no meio ambiente, a Luminae chama atenção do Fundo de Investimento GEF Capital Partners iniciando uma parceria para acelaração da profissionalização da empresa.

2017

2018

Luminae segue dobrando de tamanho e se consolida como referencia em eficiência energética na América Latina

2018

2019

Luminae Inova novamente investimento em Energia Solar e Monistoramento de Energia. Nasce o Grupo Luminae Energia com suas unidades de negócio. Iluminação Eficiente, Energia Solar Fotovoltaíca e Gestão & Inteligência.

Lançamento da nova marca do Grupo e suas unidades de negócio, promovendo eficiência energética e energia sustentável para todos seus clientes e parceiros.

2019

2020

Durante a pandemia Grupo Luminae cria projeto social para contribuir com a população doando mais de 200.000 mascaras.

TV Record Fala Brasil

2020

Fale com um especialista